Facebook Linkedin

Novas exigências de dados nas NFs - Implantação versão 4.0 a partir de 02/agosto/18

 

SOLICITAÇÃO DE CADASTRO IMEDIATO de GTINS JUNTO À GS1 BRASIL

 

Informe GS1

Sabemos que os dados nos documentos fiscais eletrônicos estão sendo validados pelas Secretarias de Fazenda de todo Brasil, foi assim para CNPJ do destinatário da nota, NCM, e agora é chegado o momento de validação dos GTINs, informação que já era obrigatória nas notas desde 2011 conforme ajuste SINIEF de 10/12/2010.

O que é GTIN?

O GTIN é o número global do item comercial, uma numeração que é atribuída para identificação de item que precisa ser precificado, encomendado, faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos (muitas pessoas os conhecem como EAN do produto).

Com base na informação do Ajuste SINIEF número 15 e 16 de 29 de setembro de 2017 da Secretaria de Fazenda e Nota Técnica vigente publicada no Portal NFe, orientamos como início imediato que todos os itens, produtos e caixas, quando assim apresentados por sua empresa, sejam devidamente cadastrados no Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil, chamado CNP.

O CNP da GS1 Brasil trabalha de forma integrada ao CCG – Cadastro Centralizado de GTIN, que é a base onde as Secretarias de Fazenda buscarão as informações para validar os campos descritos na nota fiscal.

Esta ação imediata tem o objetivo de eliminarmos possíveis causas de inconsistências de cadastros de produtos e consequentemente visa a possibilidade de diminuirmos possíveis rejeições de notas.

Reforçamos ainda que consideramos fundamental para o comércio colaborativo e benefício para todos os elos da cadeia, uma base única de cadastro de produtos e portanto, orientamos adicionalmente que todos os atributos de cada GTIN estejam completos no CNP.

 

Entre em contato com a GS1 Brasil.

 

Maiores informações acesse:

https://www.gs1br.org/servicos-e-solucoes/cadastro-centralizado-de-gtin