Facebook Linkedin

World of Concrete mostrará novas tecnologias na área do concreto que contribuem com o desenvolvimento de cidades sustentáveis

Veículo: Maxpress

06/06/2016

No dia 16 de junho, em São Paulo, o World of Concrete (WOC), maior feira da área do concreto nas Américas, promoverá, durante Construction Summit 2016, apresentações vão destacar a aplicação de novas tecnologias de concreto para a construção de cidades mais sustentáveis e acessíveis. Para realizar sua inscrição no evento, promovido pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, basta entrar no site oficial: http://www.constructionsummit.com.br/.


A primeira palestra “Pavimento para Cidades Sustentáveis será proferida por Chris Tull, presidente da CRT Concrete Consulting, e demonstrará como a indústria de pavimentação vem adotando novas formas de tecnologias do concreto para criar pavimentos mais econômicos, duráveis e eficientes. Uma das tecnologias que será abordada é o concreto permeável (Pervious Concrete), que está sendo utilizado em outras aplicações, além de estacionamentos e calçadas. Outra técnica que será mencionada é o concreto rolado (CCR – Concreto Compactado a Rolo), que cresceu significativamente na última década na América do Norte, segundo avaliação do palestrante.

Em sua apresentação, Tull dará exemplos de aplicações nas quais o CCR e o concreto permeável são apropriadas e em quais obras eles não devem ser utilizados, explicará sobre características técnicas das duas tecnologias e descreverá técnicas de construção para usar esses dois tipos de concreto.

Já a segunda palestra ficará a cargo de Tull e de Rick Yelton, editor-chefe do World of Concrete. Com o título “Construção em Concreto e Construção Resiliente”, os dois mostrarão como as estruturas de concreto fornecem uma solução resiliente para o planejamento urbano, uma vez que proporcionam habitações com estruturas que são resistente ao fogo, aos ventos fortes e a abalos sísmicos. De acordo com os dois especialistas, o setor está investindo no uso de novos materiais, técnicas e ferramentas de controle de qualidade para construção dessas estruturas.

Os participantes receberão, ainda, informações sobre novas tecnologias em aditivos para concreto que proporcionam um maior ciclo de vida para o material, e conhecerão cases de novas técnicas de construção que permitem atender projetos com cronogramas ousados e com redução das emissões de carbono.

Por fim, a terceira e última apresentação do World of Concrete no Construction Summit 2016 falará sobre “Técnicas para Aumento da Vida Útil de Construções Existentes”. Ministrada por Yelton, ressaltará que a manutenção e reparação de estruturas de concreto são eficazes para assegurar cidades mais sustentáveis. Os participantes poderão ver projetos que utilizaram novas tecnologias para prolongar a vida útil da construção, para aumentar a capacidade de carga e para extender a questão da reparação.

Yelton explicará, por exemplo, como o uso do concreto projetado (shotconcrete) pode ser utilizado para o reparo de estruturas de concreto em grandes projetos, falará sobre as novidades para inspeção de fachadas e mostrará a aplicação de novos produtos para proteção das estruturas contra a penetração de íons de cloreto, que podem acarretar em processos de corrosão.

Construction Summit

O Construction Summit será realizado nos dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O evento terá o Seminário “Cidades em Movimento”, organizado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que contará com dois painéis que irão discutir “Tecnologia e Financiamento para Infraestrutura e Serviços” e “Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano”.

O evento contará ainda com os Seminários Técnicos da Construção, com a participação de importantes entidades setoriais nacionais e internacionais da cadeia produtiva da construção. Entre as entidades confirmadas estão a Abcem – Associação Brasileira da Construção Metálica, Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, Abramat – Associação Brasileira da Indústria deMateriais de Construção, Abridef - Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência, Analoc – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, Drywall – Associação Brasileira do Drywall, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr – Instituto Aço Brasil, ITS – Instituto de Tecnologia Social, e Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.

Também estão confirmadas as participações da Consultoria NGI – Núcleo de Gestão e Inovação, ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Inovatech Engenharia, e Escritório Comercial do Peru no Brasil. O Construction Summit 2016 terá ainda uma área para mostras, que trazem conteúdo técnico e especializado sobre os dois temas centrais dos seminários. Destaque para o Mostra VivaCidade, Exposição Cidades em Movimento, Mostra Light Steel Frame, Encontro das Start-ups da Construção, Mostra da Sustentabilidade e Mostra Produtividade e Industrialização.

Serviço:

Construction Summit 2016

Data: 15 e 16 de junho

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações: www.constructionsummit.com.br

Assessoria de Imprensa da Sobratema

Mecânica de Comunicação Ltda.

Tels.: (11) 3259-6688/1719

E-mail.: meccanica@meccanica.com.br