5º Seminário Internacional A ERA BIM

Evento em São Paulo tratará de temas como 5G, metaverso, ESG, adoção no setor de infraestrutura e da Modelagem da Informação da Construção, o BIM, e os impactos dessas tecnologias no futuro da arquitetura e da engenharia. 

Construção civil vive momento de transformação com a incorporação de novas tecnologias digitais

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a construção civil está no fim da fila quando o assunto é a incorporação da inovação aos seus processos produtivos. Apesar de representar 8% do PIB, a média do percentual de inovação no é de 29,6%, enquanto na indústria, por exemplo, esse índice chega a 35,7%, enquanto. 

Esse cenário tem tudo para mudar nos próximos anos, pois o setor está passando por uma verdadeira transformação digital, com a incorporação de uma série de novas tecnologias. Um marco nesse sentido foi o decreto federal nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabeleceu a obrigatoriedade de utilização do BIM – Building Information Modelling em obras e serviços de engenharia, com metas graduais a partir de 2021.  

O BIM é um conjunto de tecnologias que reúnem as informações de uma construção em todo o seu ciclo de vida, desde o planejamento até a construção e operação. Atualmente, quase 60% dos players do setor estão iniciando a implementação do BIM no país, como mostrou a pesquisa da Sienge em setembro de 2022. Outro estudo, desenvolvido pela engenheira civil Rhaissa Duran, identificou 200 licitações públicas com exigência de 2014 até maio de 2022, com um crescimento ano a ano. Em 2018, foram 10 editais, contra 81 lançados no ano passado. 

Para contribuir ainda mais com a transformação digital do setor, o Sinaenco (Sindicato Nacional Arquitetura e Engenharia), em conjunto com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizam do dia 30 de novembro ao dia 2 de dezembro, a 5ª edição do Seminário Internacional A ERA BIM. 

Para o arquiteto e urbanista Eduardo Sampaio Nardelli, coordenador do seminário, o BIM traz uma série de benefícios relacionados à eficiência de processo, eliminação de desperdício, redução de custos e melhor gestão de todo o ciclo de um empreendimento. Porém, sua adoção no Brasil por empresas e pelo poder público ainda passa por alguns entraves que precisam ser superados.

“Em pesquisa realizada pelo BIM Fórum Brasil em 2022 com mais de 5 mil profissionais, os investimentos necessários para a implantação, a falta de treinamento e a insuficiência de conhecimento sobre as novas tecnologias foram apontados como os maiores desafios. O seminário tem o importante papel de ajudar a cobrir esses gaps e contribuir para um setor mais forte, tecnológico e eficiente”.

O evento contará com uma programação que abordará diversos temas, como a adoção do BIM no setor público, ESG e cases, capacitação e gestão em BIM. A transformação digital dará o tom do evento, com assuntos como 5G e Metaverso já aparecendo como grandes tendências e oportunidades para o futuro.

“O evento foi pensado de forma ampla e abrangente, pois sabemos que a transformação digital do setor depende de todos os seus atores: empresas e profissionais de vários segmentos, gestores públicos, além de estudantes e pesquisadores, que têm a importante missão de fomentar o BIM na base, na formação”, explica Nardelli. “Falamos aqui de presente e futuro, e tenho certeza de que o conteúdo riquíssimo deste seminário atenderá a todos os públicos e seus diferentes níveis de maturidade com relação ao BIM”, finaliza.

A agenda do 5° Seminário Internacional: a era BIM trará expoentes nacionais e internacionais relacionados ao BIM em sua programação, com tradução simultânea para as agendas em inglês. Alguns destaques serão David Barco Moreno, responsável por mais de 70 processos de implementação do BIM e uma das consultorias mais reconhecidas da Espanha, Mark Baldwin, autor do livro The BIM Manager, best-seller nº 1 na área de gerenciamento de construção, Patrick MacLeamy, CEO emérito da HOK (Maior empresa do mundo de AEC) e fundador da BuildingSmart Internacional, Fábio Duarte do MIT e Dion Moult, australiano criador do BlenderBIM, plataforma aberta de uso de ferramentas para a construção

O evento ainda contará com a AEC Expo, a primeira feira de inovação na arquitetura e engenharia consultiva.

5º Seminário Internacional A Era BIM

Data: 30/11 a 02/12

Local:  Auditório Ruy Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie) | Rua Itambé, 135, Higienópolis – São Paulo (SP)

Inscrições e programação: https://doity.com.br/5-seminario-internacional-a-era-bim

O Sinaenco está oferendo desconto aos associados ABRAMAT. Para utilizar basta utilizar o CUMPOM, para garantir 20% na compra do ingresso: 7p3yTL7t

Certificados

Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

Tradução

O evento contará com tradução do Inglês para o Português.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. 

Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Contato para a imprensa sobre a ABRAMAT:

A4&Holofote Comunicação
Tel: +55 11 3897 4122

Thiago Rosa
thiagorosa@a4eholofote.com.br      
(11) 9 9930-5293

Mario Brilhante
mariobrilhante@a4eholofote.com.br
(11) 9 8977 7651

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.