Material de construção terá identificação da norma técnica aplicável ao produto

Assinatura do Protocolo de Intenções entre ABRAMAT e ABNT, reforçará a importância da conformidade técnica para o setor

Atestar se o material de construção atende às especificações e as normas técnicas é crucial para garantir a qualidade, durabilidade e segurança para toda cadeia produtiva da construção civil. Para contribuir com a conformidade do setor, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção – ABRAMAT assinaram nesta segunda-feira (17), em São Paulo, protocolo de intenções.

O objetivo do acordo é estabelecer as diretrizes de participação da ABNT em projetos e ações conjuntas com a ABRAMAT e da GS1 BRASIL – Associação Brasileira de Automação, envolvendo informações e processos de conformidade técnica de produtos.

A ideia é garantir os materiais de construção comercializados no mercado possam ter identificação adicional em código de barras GS1 – QRCode da Norma Brasileira (NBR) aplicável. O anúncio foi feito durante evento comemorativo dos vinte anos da ABRAMAT pelo Presidente Executivo da entidade, Rodrigo Navarro e pelo presidente da ABNT, Mario William Esper.

Na ocasião, o presidente da ABRAMAT reforçou a importância do acordo. “Essa parceria com a ABNT trata de um dos temas mais importantes para nós, que é a questão da conformidade técnica e fiscal”, ressaltou Rodrigo Navarro.  

O presidente da ABNT ressaltou a importância da informação da Norma ABNT, na nota fiscal, relativa ao produto que consumidor está adquirindo. Destaca-se ainda que essa informação contribui para melhoria da qualidade, competitividade e isonomia do setor. “O protocolo que assinamos em parceria com a ABRAMAT é inédito. Isso é muito importante pois as normas estabelecem padrões de qualidade e segurança para todos os processos que buscam conformidades dos produtos utilizados na construção. Estamos à disposição da ABRAMAT para dar celeridade ao projeto”, destacou.

20 anos da ABRAMAT

O evento reuniu os principais representantes da cadeia produtiva da construção civil e abordou ainda panorama das atividades da ABRAMAT, os principais temas em discussão no 1º semestre de 2024, além de apresentações sobre inovações e oportunidades na construção industrializada, mudanças e atualizações recentes na legislação tributária que impactam o setor da construção e conjuntura econômica do setor.

Ao final foi celebrado o lançamento do livro de 20 anos da ABRAMAT. “Tive o prazer de participar da criação da ABRAMAT, por isso celebro as duas décadas de história da nossa parceria”, finalizou o presidente da ABNT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.