ABRAMAT participa de lançamento do Construa Brasil

Projeto conta com mais 30 entregas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios do setor da construção

São Paulo, 04 de maio de 2022 – A ABRAMAT esteve presente na apresentação de resultados do Projeto Construa Brasil, lançado pelo Ministério da Economia que aconteceu na última terça-feira, 26 de abril. A associação liderou o grupo de construção industrializada e colaborou com os demais temas do projeto, que visa melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização. Esse evento pode ser revisto no Canal do Ministério da Economia no YouTube.

O projeto reúne um conjunto de metas para incentivar a modernização das empresas e melhorar o ambiente de negócios na construção civil. São 8 metas e 31 submetas em andamento, que estão estruturadas em 3 pilares: Desburocratização, Digitalização e Industrialização da Construção Civil. Entre os produtos desenvolvidos estão os Guias Orientativos de Boas Práticas para Código de Obras e Edificações e de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção, além de cursos EAD de capacitação do Building Information Modeling (BIM) no Brasil.

A partir da consecução das metas, espera-se reduzir a burocracia do setor da construção civil, aumentar sua produtividade e competitividade, gerar empregos, elevar o PIB do setor e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A adoção da construção industrializada tem potencial para reduzir significativamente os prazos de execução das obras e aumentar substancialmente a eficiência dos processos, a sustentabilidade, as condições de trabalho para os colaboradores e o controle de qualidade e de custos.

A modernização do setor da construção, com incorporação de tecnologias e métodos de produção mais avançados que gerem ganhos de produtividade será essencial para o desenvolvimento do país, e nós, como associação atuante, temos orgulho em poder contribuir para que essa agenda, que inclui a construção industrializada, se torne uma realidade em todo Brasil.

Neste evento, houve também o lançamento do Site Construa Brasil, que contêm todas as instruções do programa e acesso a materiais já desenvolvidos. Para acessar basta clicar em www.gov.br/economia, dentro do site vá para: assuntos > produtividade e competitividade > banner ambientes de negócios > banner competitividade industrial.

Continuaremos trabalhando com o Governo Federal e demais entidades envolvidas na implementação dos próximos passos, informando a todos os associados os principais desdobramentos, ações e resultados.

 

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. 

Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Contato para a imprensa sobre a ABRAMAT:

A4&Holofote Comunicação
Tel: +55 11 3897 4122

Thiago Rosa
thiagorosa@a4eholofote.com.br      
(11) 9 9930-5293

Mario Brilhante
mariobrilhante@a4eholofote.com.br
(11) 9 8977 7651