ABRAMAT marca presença no lançamento de plataforma inédita para medir pegada ambiental de CO² e de energia de materiais de construção

São Paulo, 28 de abril de 2022 – A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) esteve presente na quarta-feira, 27 de abril, no webinar “Promovendo edificações de baixo carbono”. O evento marca o lançado, para o mercado brasileiro da construção civil, do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), uma plataforma web inovadora, que permitirá calcular a pegada de energia e de carbono de produtos de construção fabricados no Brasil.

Laura Marcellini, diretora técnica da ABRAMAT e que integra o Comitê Consultivo do projeto, estará presente no webinar que destacará as funcionalidades da plataforma e a importância da mesma para o setor.

Como parte integrante do Conselho Consultivo, nos sentimos honrados em participar do lançamento do Sidac. Com toda certeza a plataforma irá contribuir para o desenvolvimento da indústria de materiais de construção, aplicando práticas sustentáveis e potencializando o setor”, comentou Laura Marcellini.

O Sidac foi concebido a partir de uma visão holística e participativa, que envolveu diferentes atores, entre eles, o MME, o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Eletrobras-Procel, associações de fabricantes de materiais, projetistas e construtoras, entidades ligadas à pesquisa e inovação, entre outros. A ferramenta poderá ser utilizada para elaborar políticas públicas de incentivo à construção sustentável e de baixo carbono.

O sistema permitirá ao usuário conhecer a demanda de energia primária e emissão de CO2, do berço ao portão, ou seja, desde a extração dos recursos naturais necessários para fabricar o material de construção até a porta da fábrica. O Sidac é baseado em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), focada nas questões ambientais mais importantes para a cadeia de valor da construção.

Serviço

Webinar – Promovendo edificações de baixo carbono”.                     

Data: 27 de abril de 2022  Local: Remoto – Via Teams Webinar              Inscrições: Site no Ministério de Minas e Energia

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. 

Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Contato para a imprensa sobre a ABRAMAT:

A4&Holofote Comunicação
Tel: +55 11 3897 4122

Thiago Rosa
thiagorosa@a4eholofote.com.br      
(11) 9 9930-5293

Mario Brilhante
mariobrilhante@a4eholofote.com.br
(11) 9 8977 7651

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.