Área Restrita

 


 


 

NOTA DA ABRAMAT SOBRE AÇÕES ENVOLVENDO O RIO GRANDE DO SUL

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) compartilha um breve resumo das principais frentes empreendidas em resposta à situação calamitosa enfrentada pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Ações Emergenciais

Nossos associados têm participado ativamente, realizando doações em espécie e materiais de construção essenciais, como cisternas e banheiros químicos, além de produtos de consumo e higiene pessoal, incluindo também ações humanitárias com participação de funcionários e dirigentes das empresas. Adicionalmente, medidas operacionais específicas e análises caso a caso estão sendo implementadas para garantir apoio aos fornecedores e clientes na região. Há ainda o cuidado e devido tratamento dos impactos sofridos nas próprias instalações fabris localizadas na região, que superam as 30 unidades entre os associados.

Diagnóstico e Planejamento

Estamos conduzindo juntamente com outras entidades setoriais e o Governo uma etapa necessária de diagnóstico, reunindo dados, informações técnicas e estudos para um planejamento eficaz das ações de médio e longo prazo. Além disso, estamos trabalhando nas recomendações quanto à necessária adequação de ambientes regulatórios para facilitar as ações futuras.

Ações de Médio e Longo Prazo

A terceira frente está relacionada às ações de médio e longo prazo que envolvem reformas/reconstruções/retrofit; novas construções; e obras de infraestrutura, visando a recuperação sustentável da região afetada. Dependendo do caso haverá necessidade de uma ou mais dessas ações combinadas, onde a indústria de materiais é transversal, participando de todas. Em particular, as diferentes modalidades de construção industrializada deverão compor o rol de soluções possíveis, onde novamente a parceria com outras entidades representativas do ecossistema da construção e os diferentes níveis de Governo será fundamental.

A indústria de materiais desempenha um papel fundamental em todas essas frentes, incluindo métodos construtivos inovadores e a garantia de conformidade técnica dos materiais utilizados.

A ABRAMAT também está apoiando o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS) em sua iniciativa de angariar recursos para as vítimas das inundações. Para facilitar o processo de doação, estamos disponibilizando a opção de contribuição através do PIX, utilizando a chave:

CHAVE PIX: Associação Sul Riograndense da Construção Civil

CNPJ: 92.973.718/0001-82

A ABRAMAT segue comprometida em atuar nessas três frentes, contando com o apoio de nossos associados e entidades parceiras. Manteremos todos informados sobre os desenvolvimentos futuros e permanecemos à disposição para atender a quaisquer outras demandas emergentes. Juntos, vamos superar esse desafio.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.